metropoles.com

Grupo do presidente da Fiesp anuncia parceria com a chinesa Shein

O acordo prevê que confeccionistas da empresa brasileira serão fornecedores da marca asiática, além de contratos de exportação de produtos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida de Josué Gomes da Silva
1 de 1 Imagem colorida de Josué Gomes da Silva - Foto: Reprodução

A Coteminas, gigante do setor têxtil que pertence ao empresário Josué Gomes da Silva (foto em destaque), presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), anunciou nesta sexta-feira (21/4) a assinatura de um memorando de entendimentos com a chinesa Shein.

De acordo com fato relevante assinado pelo diretor de relações com investidores da Coteminas, João Batista da Cunha Bonfim, o documento prevê que 2 mil clientes confeccionistas da companhia brasileira serão fornecedores da marca asiática para atender aos mercados doméstico e da América Latina. A parceria inclui ainda o financiamento para capital de trabalho e contratos de exportação de produtos para o lar.

Na quinta-feira (20/4), Silva havia participado de uma reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e representantes da empresa chinesa. No encontro, a Shein comprometeu-se a nacionalizar 85% de suas vendas em quatro anos.

Segundo Haddad, o presidente da Fiesp intermediou o contato com a marca. Na sequência, a firma chinesa informou que fará investimentos de cerca de R$ 750 milhões no setor têxtil brasileiro. Eles teriam o potencial de criar até 100 mil empregos indiretos em três anos.

O anúncio da parceria da Coteminas ocorre em meio às discussões sobre a sonegação de impostos nas compras em sites estrangeiros. Depois de informar que taxaria as plataformas asiáticas, o governo recuou com a repercussão negativa da proposta.

Silva, da Fiesp, chegou a ser convidado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a ocupar o cargo de ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Ele recusou a oferta. No lugar do empresário, o vice Geraldo Alckmin assumiu o posto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?