Governo exonera presidente e diretoras do IBGE
A presidência do IBGE será exercida, interinamente, pelo atual diretor de Pesquisas do instituto, Cimar Azeredo Pereira
atualizado
Compartilhar notícia
O governo federal publicou, no Diário Oficial da União, a exoneração do presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Luiz Gonçalves Rios Neto, e de duas diretoras do órgão: Marise Maria Ferreira (diretora-executiva) e Rose Mary Rodrigues (diretora adjunta da diretoria executiva).
A presidência do IBGE será exercida, interinamente, pelo atual diretor de Pesquisas do instituto, Cimar Azeredo Pereira. Ele ficará no cargo até a nomeação de um novo presidente, informou o órgão nesta terça-feira (3/1).
Neto é PhD em Demografia pela Universidade da Califórnia e pós-doutor pela Universidade do Texas. Ele assumiu o comando do IBGE em abril de 2021, após a saída de Susana Cordeiro Gama, primeira indicada para o posto pelo ex-ministro da Economia Paulo Guedes.
No fim do ano passado, Neto participou, ainda como presidente do IBGE, de um evento público que trouxe o balanço parcial do Censo Demográfico 2022, cuja coleta de dados ainda não terminou.
Pela nova estrutura do governo federal, o IBGE passa a ficar sob a alçada do Ministério do Planejamento, comandado por Simone Tebet, que tomará posse na quinta-feira (5/1).