metropoles.com

Governo comemora nota de crédito e cita compromisso com reformas

Em nota divulgada após aumento da nota de crédito, Fazenda fala em “capacidade e vontade do país em prosseguir com a agenda de reformas”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
inflacao-brasil
1 de 1 inflacao-brasil - Foto: Getty Images

O Ministério da Fazenda não demorou para se manifestar, nesta quarta-feira (26/7), sobre a elevação da nota de crédito do Brasil (o chamado “rating soberano”) pela agência de classificação de risco Fitch, uma das maiores do mundo.

A Fitch aumentou a nota do país de “BB-” para “BB”, com perspectiva estável. A decisão é um termômetro importante para o mercado financeiro porque indica que a agência de classificação vê o Brasil com maior capacidade de honrar seus compromissos financeiros.

Em nota divulgada pouco depois do anúncio da Fitch, a Fazenda reiterou o compromisso do governo federal com a agenda de reformas econômicas.

“A melhora no rating leva em consideração não apenas ações já ocorridas, mas também a expectativa quanto à capacidade e vontade do país em prosseguir com a agenda de reformas econômicas”, diz a pasta.

“Destaque para a reforma em impostos sobre consumo, que está em tramitação no Congresso Nacional e que enfrenta um dos maiores gargalos de competitividade do Brasil, simplificando um sistema altamente complexo e eliminando distorções que alimentam a má alocação de capital.”

No comunicado, o Ministério da Fazenda ressalta que “a Fitch pontua que, embora os desafios políticos tenham persistido no país, eles não impediram importantes avanços em reformas essenciais para elevar o crescimento e aperfeiçoar as finanças públicas”.

“Assim, a agência espera que a governabilidade e o progresso das reformas continuem, o que foi decisivo para a melhora da nota de crédito do país neste momento”, diz a pasta.

“O Ministério da Fazenda reitera seu compromisso com a agenda de reformas em curso, que contribuirá não apenas para o melhor balanço fiscal do governo, mas também levará à redução das taxas de juros e à melhoria das condições de crédito, ao mesmo tempo em que assegurará a estabilidade dos preços”, prossegue a nota.

“Desta forma, serão criadas as condições para a ampliação dos investimentos públicos e privados e a geração de empregos, aumento da renda e maior eficiência econômica, elementos essenciais para o desenvolvimento econômico e social do país.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?