metropoles.com

Governo aumenta projeção do PIB de 2,5% para 3,2% em 2023

Número ficou acima da estimativa do mercado, que prevê avanço de 2,89% do produto nacional neste ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
ministerio da fazenda
1 de 1 ministerio da fazenda - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Ministério da Fazenda revisou, de 2,5% para 3,2%, a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023. A nova previsão foi divulgada nesta segunda-feira (18/9) pela Secretaria de Política Econômica (SPE), órgão que faz parte da pasta. Para 2024, a projeção foi mantida em 2,3%.

De acordo com a SPE, a elevação foi resultado do PIB do segundo trimestre. Nesse período, ele registrou alta de 0,9%. O número surpreendeu o mercado, que esperava um valor entre 0,2% e 0,5%. Os outros fatores que contribuíram com o salto na projeção foram o aumento projetado para a safra agrícola em 2023 e a expectativa de recuperação da economia chinesa no quarto trimestre.

De acordo com o Relatório Focus, divulgado nesta segunda-feira (18/9) pelo Banco Central (BC), a estimativa do mercado para o PIB deste ano é crescimento de 2,89% – abaixo, portanto, da previsão do governo.

Ainda segundo a SPE, a projeção de crescimento melhorou em todos os setores. Para a agropecuária, ela foi revisada de 13,2% para 14,0%; no caso da indústria, de 0,8% para 1,5%; no segmento de serviços, passou de 1% para 2,5%.

Inflação

Para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial no Brasil, a Fazenda manteve a estimativa de 4,85%, em 2023. Para o ano que vem, a previsão ficou em 3,40%, ante 3,3% indicados em julho. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) deve subir 4,36% neste ano. Em julho, o número estimado era de 4,48%. Para 2024, a projeção é 3,21%, contra 3,44% estimado em maio.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?