metropoles.com

Governo aumenta para 25% imposto de importação de 11 produtos de aço

Medida atende demanda do setor siderúrgico brasileiro e vai valer por um ano. Outras quatro produtos estão sendo analisados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
CSN/Divulgação
Siderurgia – CSN
1 de 1 Siderurgia – CSN - Foto: CSN/Divulgação

O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex/Camex) decidiu, nesta terça-feira (23/4), elevar para 25% o imposto de importação de 11 produtos que utilizam aço. Além disso, serão definidas cotas de volume de importação para esses itens. Dessa forma, a tarifa só sofrerá aumento quando essas cotas forem ultrapassadas. Estão sendo avaliados outros quatro produtos que poderão receber o mesmo tratamento. A medida vale por um ano.

A elevação do tributo era uma demanda crescente das siderúrgicas brasileiras. Elas alegam que o ingresso do aço importado no país prejudica a produção nacional. 

Em nota, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) informou que o aumento do imposto foi concedido sobre os produtos cujo volume de compras externas, em 2023, superou em 30% a média das compras ocorridas entre 2020 e 2022. Esse é o caso dos 15 itens selecionados – com quatro que seguem em avaliação, pois apresentaram variações de preço que exigirão novos estudos.

Ainda segundo o MDIC, estudos técnicos mostram que o aumento do imposto não trará impacto nos preços ao consumidor, mesmo em produtos derivados da cadeia produtiva. “Durante os 12 meses, o governo vai monitorar o comportamento do mercado”, diz a nota. “A expectativa é que a decisão contribua para reduzir a capacidade ociosa da indústria siderúrgica nacional.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?