metropoles.com

Google e Facebook têm 48 horas para banir golpe do “recall do cartão”

Esse foi o prazo dado pela Senacon para que empresas excluam conteúdo de fraude que oferece dinheiro em “recall” de cartões de crédito

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto Ilustrativa: SSP/Sergipe
imagem colorida computador golpe
1 de 1 imagem colorida computador golpe - Foto: Foto Ilustrativa: SSP/Sergipe

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão do Mistério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), determinou, na sexta-feira (24/3), que o Google e o Facebook excluam em até 48 horas de suas plataformas conteúdos falsos sobre “recall de cartões de crédito”. Em caso de descumprimento da resolução, as empresas podem ser multadas em até R$ 15 mil por dia.

De acordo com a Senacon, a medida foi tomada após alertas do Banco Central (BC) sobre as fraudes online, que usam como chamarizes notícias e vídeos. Para atrair as vítimas, elas oferecem resgates em dinheiro pelo uso dos cartões.

Nas postagens, os golpistas afirmam que os usuários de cartões de crédito têm direito a resgatar parte dos valores gastos. Alegam que o “governo cobrou uma tarifa maior do que devia” pelo uso do meio de pagamento e, agora, “existe a chance de recuperar esse valor”.

A Senacon informou que, em casos como esse, as plataformas digitais “não apenas podem, mas têm o dever jurídico de realizar a moderação de conteúdo, tal como tem decidido o Superior Tribunal de Justiça”. As empresas têm 48 horas a contar da notificação para excluir o conteúdo das “URLs” (os endereços da internet) por meio das quais ocorrem as fraudes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?