Gol foi o carro usado mais negociado do Brasil em 2022
Entre os zero quilômetro, o Gol terminou o ano na sexta colocação, com 72,6 mil unidades vendidas; carro saiu de linha no ano passado
atualizado
Compartilhar notícia
Carro mais popular do Brasil nas últimas décadas, o Gol, da Volkswagen, terminou o ano passado como o líder em transações entre os modelos usados. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
O Gol, que deixou de ser produzido pela Volks em dezembro, teve 722,4 mil unidades negociadas no país em 2022. O número corresponde a 8,3% dos 8,67 milhões de transações envolvendo carros de passeio e veículos comerciais leves no ano passado.
Entre os carros zero quilômetro, o Gol terminou o ano na sexta colocação, com 72,6 mil unidades vendidas.
Após 42 anos, a última unidade do Gol foi produzida pela Volkswagen no dia 23 de dezembro de 2022. A companhia lançou ainda uma linha especial de despedida, limitada a mil unidades. O veículo custa R$ 96 mil.
Ao longo desses mais de 40 anos, cerca de 8 milhões de unidades do Gol foram produzidas no Brasil – sete milhões foram comercializadas apenas no mercado brasileiro. O modelo foi o mais vendido do país durante duas décadas. Também foi o carro mais exportado da história brasileira.
Segundo a Volks, o modelo foi retirado de linha porque não atendia às novas regulamentações de segurança e de emissões do país – definidas pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve).
No lugar do Gol, a Volks investe agora no Polo Track, produzido na fábrica do grupo em Taubaté (SP).