metropoles.com

“Gigantes de Detroit”, Ford, GM e Stellantis anunciam greve simultânea

Ford, General Motors e Stellantis, controladora da Chrysler, entraram em greve nos EUA. Produção de até 24 mil veículos por semana vai parar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bill Pugliano/Getty Images
Imagem de fábrica da Ford nos Estados Unidos, com carros enfileirados - Metrópoles
1 de 1 Imagem de fábrica da Ford nos Estados Unidos, com carros enfileirados - Metrópoles - Foto: Bill Pugliano/Getty Images

O setor automotivo dos Estados Unidos foi abalado, na quinta-feira (14/9), com o início de uma greve simultânea em três fábricas de algumas das principais montadoras do país. A paralisação teve início à meia-noite (pelo horário local) e envolve as chamadas “Gigantes de Detroit”: Ford, General Motors (GM) e Stellantis, controladora da Chrysler.

Segundo o presidente do United Auto Workers (UAW), Shawn Fain, o sindicato da categoria, que conta com 146 mil associados, paralisou as atividades em uma fábrica da GM no estado do Missouri, além de uma instalação da Stellantis em Ohio e uma da Ford no Michigan. A greve pode se estender para outras fábricas pelo país.

De acordo com os sindicalistas, a paralisação deve interromper a produção de até 24 mil veículos por semana, o que pode impactar significativamente o setor automotivo nos EUA.

As negociações entre as empresas e os trabalhadores se desenrolavam havia cerca de dois meses, sem grandes avanços. O sindicato exige um aumento salarial de 36% em quatro anos, muito acima dos 20% propostos pelas montadoras.

Os trabalhadores também reivindicam garantias de que não perderão espaço com a produção de veículos elétricos, incentivada pelo governo americano. Estimativas apontam que a nova tecnologia deve comprometer cerca de 30% de empregos nos próximos anos.

No último dia de prazo para as negociações, a GM anunciou que sua última oferta aos trabalhadores incluía um aumento salarial de 20% e mais alguns “ajustes” para diminuir o custo de vida, mas apenas para os empregados “sêniores”. Também seria permitido que novos contratados atingissem os salários mais altos depois de quatro anos no cargo.

Ford e Stellantis também informaram que apresentaram novas propostas ao sindicato, mas não divulgarem os detalhes.

Com a confirmação da greve, as ações da GM e da Ford caíam mais de 2% nesta sexta-feira (15/9) nos negócios pré-abertura do mercado nos EUA.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?