Gigante da tecnologia IBM anuncia 3,9 mil demissões
Empresa se junta a outras grandes companhias de tecnologia Nos primeiros 18 dias de 2023, 2 mil pessoas acabaram demitidas no setor
atualizado
Compartilhar notícia
A gigante de informática e tecnologia IBM se junta a outras empresas do ramo e busca enxugar o quadro de funcionários com pacotes de demissões. A companhia anunciou que cortará 3,9 mil postos de trabalho.
De acordo com a Reuters, a empresa afirmou que não cumpriu sua meta anual de caixa, o que fez rever as expectativas em relação a 2023.
Empresas de tecnologia demitiram 2 mil pessoas por dia neste ano
O diretor financeiro da empresa, James Kavanaugh, disse que a empresa continua “comprometida em contratar para pesquisa e desenvolvimento voltados para o cliente”.
Com sede em Nova York, a IBM não mencionou cortes de empregos nos resultados trimestrais, publicados nessa quarta-feira (26/1). O balanço, pensado para apresentar resultados a investidores, mostra números positivos.
O relatório aponta que, em 2022, houve crescimento de 6% nos lucros, com receita de US$ 60,5 bilhões.
“O crescimento da receita e o lucro operacional da IBM em 2022 demonstram a força da nossa abordagem centrada em plataforma para nuvem híbrida e IA [inteligência artificial]”, informou Kavanaugh no documento.
Tecnologia em baixa
A IBM não é a primeira empresa de tecnologia a demitir funcionários em 2023. Só nos primeiros 18 dias desse ano, companhias da setor demitiram 37.526 funcionários. Isso significa que 2 mil pessoas foram demitidas a cada 24h em 2023.
Esta ano, anunciaram cortes a Google, o Spotify, o Facebook e a Microsoft.