Gigante chinesa da internet lança sistema de IA similar ao ChatGPT
Nova ferramenta criada pela Tencent, que também atua no ramo de videogames, resolveu um problema matemático em evento público
atualizado
Compartilhar notícia
A corrida pelo desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial ganhou mais um concorrente. Nesta quinta-feira (7/9), a Tencent, a gigante chinesa do setor de internet e videogames, anunciou a criação do Hunyuan Aide, um chatbot similar ao ChatGPT, lançado no fim do ano passado pela startup americana OpenAI.
A nova ferramenta foi apresentada ao público chinês durante uma teleconferência via internet. No evento, o programa resolveu um problema aritmético. O vice-presidente da Tencent, Jiang Jie, disse que o sistema de IA da empresa possui capacidades comparáveis ao ChatGPT-4, a versão mais recente da OpenAI.
De acordo com um comunicado da Tencent, as habilidades do Hunyuan Aide abrangem a “escrita chinesa, além de deduções lógicas em contextos linguísticos complicados”. Atualmente, informou a empresa, o modelo utiliza mais de 100 bilhões de parâmetros para suas análises, com mais de dois trilhões de tokens em dados de pré-treinamento.
No mês passado, o Baidu, uma espécie de Google chinês, também lançou o seu próprio chatbot de IA, chamado Ernie Bot. O governo chinês definiu recentemente novos regulamentos destinados a permitir que os desenvolvedores domésticos concorram com líderes da indústria americana. A inteligência artificial é mais uma arena para a disputa geopolítica entre os Estados Unidos e China.