metropoles.com

Germano Gerdau, acionista do grupo Gerdau, morre aos 91 anos

Gigante da siderurgia brasileira, a Gerdau é a maior produtora de aço do país e uma das maiores companhias do setor nas Américas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Gerdau
Imagem de Germano Gerdau, vestindo um terno escuro, com camisa clara e listrada e gravata vermelha - Metrópoles
1 de 1 Imagem de Germano Gerdau, vestindo um terno escuro, com camisa clara e listrada e gravata vermelha - Metrópoles - Foto: Divulgação/Gerdau

O empresário Germano Gerdau Johannpeter, um dos acionistas do grupo siderúrgico Gerdau, morreu na sexta-feira (8/9), aos 91 anos.

Germano integrou a quarta geração que comandou a Gerdau, ao lado dos irmãos Jorge (ex-presidente-executivo), Klaus e Frederico. Sua atuação sempre esteve mais voltada às estratégias comerciais. Ele ocupou diversos cargos, entre os quais o de diretor-executivo, e foi membro do Conselho de Administração.

O empresário tinha duas filhas e seis netos. Em 2020, ele foi diagnosticado com Covid-19, chegou a ser internado, mas superou a doença.

“Ao longo de 50 anos de atuação, foi fundamental no desenvolvimento das estratégias comerciais da empresa. Seu perfil comercial se complementa ao dos irmãos Klaus, voltado à área industrial; Jorge, direcionado ao planejamento e recursos humanos; e Frederico, focado na área administrativa e financeira da companhia”, diz a Gerdau, em nota encaminhada ao Metrópoles.

“Os irmãos Klaus, Jorge e Frederico reconhecem e agradecem imensamente a capacidade do Germano de conduzir de forma harmônica a relação entre os familiares. Ele foi decisivo no sucesso da companhia por essa capacidade conciliadora, além de ter sido líder absoluto e incondicional na área comercial da empresa”, afirma a companhia.

Gerdau

Gigante da siderurgia brasileira, a Gerdau é a maior produtora de aço do país e uma das maiores companhias do setor nas Américas.

O grupo Gerdau foi fundado em 1901, a partir de uma fábrica de pregos em Porto Alegre. Desde 2018, a companhia é dirigida por Gustavo Werneck da Cunha, um profissional de fora da família.

Atualmente, a Gerdau tem diversas operações de produção de aço em países das Américas, do Uruguai ao Canadá.

A companhia conta com 32 unidades produtoras de aço e tem mais de 36 mil colaboradores nos nove países em que atua. A empresa é a maior recicladora de sucata ferrosa da América Latina, transformando, por ano, cerca de 11 milhões de toneladas de sucata em aço.

A Gerdau tem ações negociadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova York e Madri. Em 2022, a receita líquida do grupo foi de R$ 82,4 bilhões, a maior da história da empresa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?