Gastos com turismo praticamente dobram no Brasil
E despesas pagas por brasileiros com cartão no exterior aumentaram 253% também no ano passado, segundo pesquisa do Itaú Unibanco
atualizado
Compartilhar notícia
O turismo, um dos setores mais afetados durante a pandemia, fechou 2022 com aumento de 95% no consumo e de 55% na quantidade de transações, em comparação com 2021. Já os gastos realizados por brasileiros fora do país aumentaram 253%, com um crescimento de 268% de operações.
Os dados fazem parte do relatório “Análise do Comportamento de Consumo”, que traz a cada três meses traça um panorama dos gastos dos brasileiros. A análise é feita com base nas compras realizadas com cartões do Itaú Unibanco, nas vendas feita pelos sistemas da Rede, empresa de meios de pagamentos do banco. Isso além de pagamentos via Pix.
No 4º tri de 2022, já sob o efeito das férias de verão, houve aumento de 37% na quantidade transacionada no segmento e de 22% nas receitas (na comparação com o mesmo período de 2021).
Os estados de Goiás, Maranhão (foto, em destaque, dos Lençóis Maranhenses) e Minas Gerais tiveram os maiores aumentos no volume de transações ligadas ao turismo nos últimos meses do ano, com 36%, 34% e 29%, respectivamente.
Os segmentos que apresentaram maior crescimento em volume de operações foram hotéis (+82%), aluguel de automóveis (+70%), lojas de aeroportos (+59%), agências de turismo (+57%) e companhias aéreas (+45%).