metropoles.com

Gasto tributário no Brasil é “absurdo” e “inexequível”, diz Haddad

Para Fernando Haddad, gasto tributário “está inviabilizando as contas públicas” no país; ministro celebra decisão sobre recursos do ICMS

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
fernando-haddad-sp
1 de 1 fernando-haddad-sp - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, voltou a criticar o sistema tributário brasileiro e o que chamou de “gastos tributários” no país.

Em entrevista à rádio CBN, Haddad reiterou que o governo vem se debruçando sobre uma série de renúncias fiscais que existem hoje e geram distorções. A ideia da equipe econômica é aumentar a arrecadação – o que viabilizaria o novo arcabouço fiscal desenhado pela equipe econômica para substituir o teto de gastos. O crescimento das receitas é um dos pilares da proposta apresentada pelo governo ao Congresso.

“O gasto tributário no Brasil chegou a um patamar absurdo e inexequível. Não conseguimos mais promover gastos tributários como estamos fazendo há sete, oito anos. Isso está inviabilizando as contas públicas”, afirmou Haddad.

O ministro da Fazenda comemorou a decisão do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), que voltou atrás na decisão que impedia o governo federal de obter R$ 90 bilhões com arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

No fim de abril, o magistrado havia suspendido a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que permitiria à União cobrar o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) sobre incentivos fiscais relacionados ao ICMS.

“Era um ralo que estava drenando R$ 88 bilhões do orçamento federal por meio de uma manobra contábil de algumas empresas, de forma ilegítima, na nossa opinião”, disse Haddad. “Tem tudo para consolidarmos essa vitória no STF, o que representará 50% do esforço fiscal necessário para ajustar as contas no ano que vem.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?