metropoles.com

Galípolo fortalecerá “aproximação” com BC, diz Haddad após indicação

Gabriel Galípolo, número 2 do Ministério da Fazenda e braço direito de Fernando Haddad, foi indicado para comandar uma das diretorias do BC

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Edilson Rodrigues/Agência Senado
imagem colorida ministro fernando haddad
1 de 1 imagem colorida ministro fernando haddad - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Depois de confirmar a indicação do secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, para a Diretoria de Política Monetária do Banco Central (BC), o ministro Fernando Haddad disse que a aproximação entre o governo e a autoridade monetária será favorecida.

“Sempre fui um crítico do divórcio da política monetária. Sempre defendi a harmonização. São braços do mesmo organismo, que têm de trabalhar por um mesmo propósito”, afirmou Haddad em entrevista coletiva nesta segunda-feira (8/5) no escritório do Ministério da Fazenda em São Paulo.

“O fato é que nós estamos nos reunindo permanentemente com a equipe do BC. Entendo que esse movimento vai fortalecer ainda mais a aproximação nessa direção de buscar a convergência plena da política econômica para oferecer ao país as condições de crescer com inflação baixa. Vai nos permitir maior integração e maior coordenação”, completou Haddad.

Além de Galípolo na Diretoria de Política Monetária, Haddad anunciou que Ailton Aquino dos Santos será indicado para a Diretoria de Fiscalização do BC. A Secretaria-Executiva do Ministério da Fazenda será ocupada por Dario Durigan.

Os nomes de Galípolo e Aquino ainda terão de ser submetidos à apreciação do Senado Federal.

Caso seja aprovado pelos senadores, Galípolo será um dos diretores a integrar o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, que define a taxa básica de juros da economia (Selic). Atualmente, os juros básicos estão em 13,75% ao ano, patamar considerado muito alto pelo governo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?