Galípolo é o novo presidente do Conselho de Administração do BB
Hoje no Ministério da Fazenda, mas com um pé no Banco Central, economista foi formalmente indicado ao cargo, em ata do dia 27 de abril
atualizado
Compartilhar notícia
O economista Gabriel Galípolo é o n0vo presidente do Conselho de Administração do Banco do Brasil (BB). Ele foi formalmente indicado ao cargo em ata de reunião do próprio órgão, no dia 27 de abril. Atual secretário executivo do Ministério da Fazenda, Galípolo ocupará a Diretoria de Política Monetária do Banco Central (BC), conforme anunciou o ministro Fernando Haddad, na segunda (8/5).
No caso do BB, um novo documento deve formalizar a posse do economista no cargo. O conselho do Banco do Brasil é formado por oito membros, sendo quatro indicados pelo governo, dois pelos acionistas minoritários, além da presidente do banco, Tarciana Medeiros, e de um representante dos funcionários.
Além de Galípolo, o governo indicou para o conselho do BB Elisa Vieira Leonel e Anelize Lenzi Ruas de Almeida. Kelly Tatiane Martins Quirino é a representante dos funcionários.
Anelize é procuradora da Fazenda Nacional desde 2006. Elisa é Secretária de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Kelly é doutora em comunicação pela Universidade de Brasília (UnB) e jornalista pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Os minoritários indicaram para o conselho de administração Marcelo Gasparino da Silva e Robert Juenemann. Silva é advogado e já atuou como conselheiro de empresas como Vale, Petrobras, Cemig e Eternit. Juenemann, também advogado, participou do mesmo órgão em companhias como o próprio BB, a Petrobras, a Vale e, entre outras, a JBS.