metropoles.com

Galípolo: ceticismo com governo vem sendo “gradativamente vencido”

Gabriel Galípolo, número 2 do Ministério da Fazenda, destacou valorização do real, desaceleração da inflação e perspectiva de corte de juros

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Washington Costa/MF
Gabriel Galípolo
1 de 1 Gabriel Galípolo - Foto: Washington Costa/MF

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, recentemente indicado para a Diretoria de Política Monetária do Banco Central (BC), afirmou nesta quinta-feira (25/5), ao participar de um seminário promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que o mercado hoje avalia a equipe econômica com mais boa vontade e menos ceticismo do que no início do ano.

“O que a gente vem assistindo desde o início da gestão do ministro Fernando Haddad é que existia um ceticismo a cada anúncio que foi feito, mas ele vem sendo gradativamente vencido”, disse o número 2 da Fazenda.

“O que vem acontecendo com o câmbio foi que ele mudou de patamar, bem mais valorizado para o real desde o início do ano. Os juros longos vêm caindo, já começando a chegar a 10% na metade do ano que vem, o que envolve expectativa do mercado sobre corte nos próximos meses”, prosseguiu Galípolo.

“Quando o ministro Fernando Haddad fala em harmonizar as políticas monetária e fiscal, é no sentido de tomar medidas que vão criando o ambiente mais confortável para termos uma taxa de juros capaz de produzir os resultados mais esperados para a nossa sociedade’, completou o secretário-executivo do Ministério da Fazenda.

Depois do marco fiscal, a reforma tributária

Assim como os presidentes da Fiesp, Josué Gomes da Silva, e do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, Galípolo defendeu a aprovação da reforma tributária pelo Congresso Nacional.

Segundo ele, a proposta deve beneficiar a indústria brasileira, principalmente, e todos os setores da economia do país. “Eu imagino que a reforma tributária vai ser das mais importantes, junto com a aprovação do marco fiscal”, disse.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?