metropoles.com

Fundador da FTX é acusado de fraude, conspiração e lavagem de dinheiro

Samuel Bankman-Fried, fundador da FTX, “construiu um castelo de cartas com base em fraude” e enganou clientes e investidores, dizem EUA

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Facebook
Imagem colorida de Sam Bankman-Fried
1 de 1 Imagem colorida de Sam Bankman-Fried - Foto: Reprodução/Facebook

Preso nas Bahamas após autoridades dos Estados Unidos apresentarem uma série de acusações criminais contra ele, o empresário Samuel Bankman-Fried, fundador da corretora de criptomoedas FTX, não terá vida fácil nos tribunais.

As autoridades americanas apresentaram, nesta terça-feira (13/12), acusações de fraude eletrônica, conspiração, fraude de valores mobiliários e lavagem de dinheiro. As informações são do New York Times.

Bankman-Fried é acusado de enganar clientes e investidores da FTX, que aportaram quase US$ 2 bilhões na empresa nos últimos anos. Segundo a acusação, o fundador da FTX recebeu dinheiro dos clientes para negociar no mercado cripto garantindo que a empresa era segura e confiável, o que se comprovou falso.

As investigações preliminares apontam que o dinheiro recebido por Bankman-Fried se misturava aos fundos da Alameda Research, o braço de investimentos da FTX, e era utilizado para financiar investimentos em vários empreendimentos, além de compra de imóveis e doações políticas – tudo isso sem o conhecimento dos investidores.

“Alegamos que Sam Bankman-Fried construiu um castelo de cartas com base em fraude, enquanto dizia aos investidores que a FTX era uma das empresas mais seguras em cripto”, afirmou o presidente da Comissão de Valores Mobiliários e Câmbio dos EUA, Gary Gensler, em um comunicado.

Segundo o órgão, Bankman-Fried orquestrou “uma fraude massiva, desviando bilhões de dólares dos fundos de clientes da plataforma de negociação para seu próprio benefício pessoal e para ajudar a aumentar seu império criptográfico”.

Sam Bankman-Fried está detido nas Bahamas. A expectativa é a de que os EUA solicitem a extradição do empresário em breve.

Segundo os policiais, a prisão do dono da FTX ocorreu “sem incidentes” e não houve resistência por parte do empresário. Ele estava em seu apartamento em Nassau, de acordo com a Força Policial Real das Bahamas. Bankman-Fried deve comparecer a um tribunal nesta terça-feira (13/12).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?