metropoles.com

FMI aumenta projeção para crescimento do PIB do Brasil em 2024

Estimativa era de avanço de 1,5%, em outubro. Agora, passou para 1,7%. Forte demanda e resiliência da economia pesaram a favor do país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
SOPA Images / Getty Images
Aparelho com a imagem da bandeira do Fundo Monetário Internacional (FMI)- Metrópoles
1 de 1 Aparelho com a imagem da bandeira do Fundo Monetário Internacional (FMI)- Metrópoles - Foto: SOPA Images / Getty Images

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a previsão de crescimento do Brasil em 2024. No relatório “World Economic Outlook” (“Perspectivas Econômicas Mundiais”), divulgado nesta terça-feira (30/1), a entidade projetou um avanço de 1,7% para o Produto Interno Bruto (PIB) nacional neste ano. O novo número ficou 0,2 ponto porcentual acima da estimativa anterior, divulgada em outubro de 2023. Em 2025, o país deve crescer 1,9%.

Nesta terça-feira, o Banco Central (BC) do Brasil também divulgou a projeção dos agentes econômicos do mercado nacional para o PIB de 2024. Ela ficou em 1,6%, bastante próxima do dado do FMI. No país, a estimativa para 2025 é de um crescimento de 2%, também compatível com o dado de 1,9%, apresentado pelo Fundo Monetário.

Para o FMI, a revisão do PIB do Brasil e outros grandes países da América Latina, caso do México, é resultado de uma “demanda doméstica mais forte do que o esperado”. Isso além do crescimento acima das expectativas de parceiros comerciais dessas nações em 2023, como Estados Unidos e China.

A queda da taxa de juros foi outro ponto destacado pelo FMI para justificar a melhora da perspectiva do PIB brasileiro. De acordo com a entidade, essa redução fez com que o país se adiantasse a uma tendência mundial. Esse fator já havia sido ressaltado no relatório de outubro e voltou a ser mencionado na revisão de janeiro. 

Mas não é só. “Muitas economias continuam a demonstrar grande resiliência, com o crescimento acelerando no Brasil, na Índia e nas principais economias do Sudeste Asiático”, disse o economista chefe do FMI, Pierre-Olivier Gourinchas, em comentário sobre as novas projeções econômicas do órgão.

Avanço da economia global

O FMI também aumentou a projeção de crescimento da economia global, de 2,9% para 3,1% em 2024. Para 2025, a perspectiva é que a produção mundial cresça 3,2%. A melhora, segundo o FMI, é resultado da resiliência da economia dos EUA e de programas de estímulo da China. Como observou Pierre Olivier-Gourinchas, o crescimento global, no entanto, segue bem abaixo da média de crescimento entre 2000 e 2019, que foi de 3,8%.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?