metropoles.com

FMI aumenta previsão de crescimento do PIB do Brasil em 2024

Em junho, Fundo Monetário Internacional havia estimado avanço de 2,1%. Agora, projeção engordou 0,9 ponto percentual, chegando a 3%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida da bandeira do Brasil, ao lado de notas de real - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida da bandeira do Brasil, ao lado de notas de real - Metrópoles - Foto: Getty Images

O Fundo Monetário Internacional (FMI) melhorou a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB, que registra a soma de riquezas produzidas em um país) do Brasil para 2024. Em junho, a estimativa era de crescimento de 2,1%. Agora, ela passou para 3%. A nova estimativa consta no relatório “World Economic Outlook” (WEO), divulgado nesta terça-feira (22/10).

Embora o FMI tenha melhorado a projeção para este ano, ele piorou a de 2025. Nesse caso, o órgão prevê um avanço de 2,2% do PIB, ante 2,4% fixados em junho, na última atualização do relatório sobre perspectivas econômicas globais.

Para os analistas do FMI, o impulso para o PIB de 2024 veio de fatores como o vigor do consumo privado, a elevação do investimento na primeira metade do ano, associados a um mercado de trabalho aquecido, transferências do governo e um impacto menor do que o esperado das enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul, entre o fim de abril e maio.

Além disso, o FMI considera que a inflação ficará em 4,3% em 2024 e, em 2025, cairá para 3,6%. Ou seja, bem mais próxima da meta de 3%.

No caso da América Latina e Caribe, o FMI também aumentou a projeção de 2024 e reduziu a de 2025. Neste ano, a estimativa é de um crescimento de 2,1% na região, um salto de 0,3 ponto percentual em relação à julho. Para 2025, o crescimento deve ser de 2,5%, uma queda de 0,2 ponto percentual.

A Argentina é a única economia latino-americana que, segundo o FMI, deve cair neste ano, com baixa de 3,5% do PIB. Em 2023, a queda foi de 1,6%. O FMI espera uma forte recuperação do país em 2025, com crescimento de 5%.

O crescimento global, observa o FMI, deve seguir estável a uma taxa de 3,2% neste ano e no próximo. Ainda assim, o PIB dos Estados Unidos deve avançar 2,8% em 2024. Na zona do euro, é esperado uma elevação de 0,8% neste ano e de 1,2% em 2025.

A China deve crescer 4,8% em 2024 e 4,5% em 2025. Para os mercados emergentes e em desenvolvimento é esperada uma situação estável, com crescimento de 4,2% neste ano e no próximo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?