metropoles.com

Fitch volta a subir projeção para o PIB do Brasil, de 2,3% para 3,2%

Para 2024, de acordo com a Fitch, o Brasil deve desacelerar, com uma expansão do PIB de 1,3%, mesma projeção feita anteriormente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Solvency Ii Wire
fitch agência de risco
1 de 1 fitch agência de risco - Foto: Solvency Ii Wire

A Fitch Ratings, uma das três principais agências de classificação de risco do mundo, voltou a aumentar sua estimativa para o crescimento da economia brasileira em 2023.

Desta vez, a Fitch elevou a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, de 2,3% para 3,2%. No fim de julho, a agência já havia melhorado sua perspectiva sobre a economia do país.

Segundo a Fitch, a resiliência do mercado de trabalho brasileiro e da capacidade de consumo da população, além da alta nos gastos sociais e do aumento do salário mínimo, contribuem para aquecer a economia.

Para 2024, de acordo com a Fitch, o Brasil deve desacelerar, com uma expansão do PIB de 1,3% – mesma projeção anterior. Para 2025, o país deve avançar 2,1%.

“O impulso fiscal se tornará negativo, à medida que as autoridades buscam cumprir a consolidação prevista no seu novo quadro fiscal, mas a flexibilização da política monetária e outras medidas políticas (por exemplo, o programa de alívio a devedores Desenrola) devem fornecer apoio de compensação à demanda”, diz a Fitch.

Juros e inflação

A agência de risco espera que a taxa de básica de juros (Selic) termine 2023 em 11,75%, chegando a 9% em 2024 e 8,5% em 2025.

Para a Fitch, a inflação no Brasil deve ficar em 4,9% no fim deste ano, em 4% em 2024 e 3,5% em 2025.

Segundo o Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta de inflação para este ano é de 3,25%. Como há um intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo, a meta será cumprida se ficar entre 1,75% e 4,75%.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?