Fitch sobe nota de crédito de Banco do Brasil, Caixa e mais 13
Tanto o Banco do Brasil quanto a Caixa tiveram o rating elevado de “AA(bra)” para “AAA(bra)”, com perspectiva estável mantida pela Fitch
atualizado
Compartilhar notícia
A Fitch Ratings, uma das três maiores agências de classificação de risco do mundo, elevou a nota de crédito de 15 instituições financeiras brasileiras, entre as quais o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. O anúncio foi feito na quinta-feira (31/8).
Tanto o Banco do Brasil quanto a Caixa tiveram o rating elevado de “AA(bra)” para “AAA(bra)”, com perspectiva estável mantida. O mesmo ocorreu com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
“Os fundamentos de crédito desses emissores permanecem os mesmos, mas seus fundamentos, em relação aos emissores locais de outros setores, melhoraram”, explicou a Fitch sobre a revisão das notas das instituições financeiras.
As agências de classificação de risco são empresas privadas que avaliam a saúde financeira de países e empresas. Com base em critérios como juros, dívida, capacidade fiscal e outros, as agências concedem uma nota de crédito.
Em julho, a Fitch aumentou o rating soberano do Brasil, de “BB-” para “BB”, com perspectiva estável. A decisão é um termômetro importante para o mercado financeiro porque indica que a agência de classificação vê o Brasil com maior capacidade de honrar seus compromissos financeiros.
Veja a lista completa e as mudanças de rating:
Emissores cujos ratings foram elevados de “AA(bra)” para “AAA(bra)”:
1) Banco do Brasil
2) Caixa Econômica Federal
3) Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
4) Banco da Amazônia
5) Banco do Nordeste do Brasil
6) Banco BTG Pactual
7) Banco PAN
8) BTG Pactual Holding
9) Banco XP
10) Desenvolve SP Agência de Fomento do Estado de São Paulo (Desenvolve)
11) Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes)
12) Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo SUl
Emissores cujos ratings foram elevados de “AA-(bra)” para “AA+(bra)”
1) Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul)
2) Banco do Estado de Sergipe (Banese)
3) Banestes – Banco do Estado do Espírito Santo