Fitch eleva perspectiva de nota da Embraer de estável para positiva
A Fitch Ratings, uma das três principais agências de risco do mundo, revisou perspectiva da Embraer, mantendo o rating global em “BB+”
atualizado
Compartilhar notícia
A Fitch Ratings, uma das três principais agências de classificação de risco do mundo, revisou a perspectiva da nota de crédito da Embraer de estável para positiva, mantendo o rating em “BB+”, em escala global.
A nota de crédito nacional da Embraer foi mantida em “AAA”.
“Reconhecemos que os problemas recentes com fornecedores adiaram melhorias adicionais nas entregas, mas esperamos que o progresso contínuo leve à normalização operacional ao longo de 2024”, afirma a Fitch.
Segundo a Fitch, a classificação da Embraer reflete a posição competitiva da companhia no mercado de jatos comerciais e executivos, além de um portfólio diversificado e um perfil de liquidez robusto. A carteira de pedidos da Embraer está avaliada em US$ 17,8 bilhões.
“A robusta liquidez da Embraer, mantida principalmente fora do Brasil, e sua grande receita de exportação, combinada com algum fluxo de caixa operacional offshore, sustentam ainda mais seus ratings”, diz a Fitch.
O que é uma agência de risco
As agências de classificação de risco são empresas privadas que avaliam a saúde financeira de países e de outras empresas. Com base em critérios como juros, dívida, capacidade fiscal e outros, as agências concedem uma nota de crédito.
“As notas das agências de alguma forma refletem a capacidade tanto das empresas no crédito corporativo quanto dos países de honrarem o compromisso financeiro com seus credores”, afirmou Raphael Moses, professor do Coppead, escola de negócios da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em entrevista ao Metrópoles, em junho do ano passado. “Teoricamente, quanto maior a nota, menor a probabilidade de o devedor dar calote ou ficar inadimplente”, diz Moses.
Além da Fitch, completam a lista das principais agências de risco no mercado global a S&P e a Moody’s. As três foram fundadas ainda no início do século passado e têm sede em Nova York, nos EUA (a Fitch tem sede dupla, em Nova York e em Londres, na Inglaterra).