metropoles.com

Fitch classifica como “BB-” emissão de U$ 1,5 bi em notas da Petrobras

Para agência de risco, avaliação da empresa está atrelada à nota soberana do Brasil, dado o peso do controle do governo sobre a estatal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aline Massuca/Metrópoles
imagem colorida fachada petrobras - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida fachada petrobras - Metrópoles - Foto: Aline Massuca/Metrópoles

A agência de análise de risco Fitch atribuiu a classificação “BB-” à proposta de emissão US$ 1,5 bilhão de notas sem garantia, com vencimento em 2033, por parte da Petrobras. Tais recursos serão usados pela estatal para pagar dívidas antecipadamente e para “propósitos corporativos gerais”.

De acordo com a agência americana, a avaliação da Petrobras está atrelada à nota soberana do Brasil (BB-/Estável). Isso por causa da importância estratégica da companhia e pelo peso do controle do governo sobre a empresa.

Disse a Fitch: “A participação de mercado dominante da Petrobras no fornecimento de combustíveis líquidos no país, ao lado da forte presença na produção de hidrocarbonetos, expõem a empresa à intervenção do governo por meio de políticas de preços e estratégias de investimento”.

A Fitch, porém, reconhece que ocorreram melhorias na estrutura de capital e esforços por parte da estatal para se “proteger de interferências”. Por lei, acrescenta a agência, a União controla, direta e indiretamente, 50,3% das ações ordinárias e tem 36,8% do capital total da petrolífera.

Interferência política

A agência de risco afirma que a Petrobras conta com mecanismos para impedir a interferência política na execução de ações e investimentos não estratégicos e antieconômicos. “A Fitch entende que, de acordo com o estatuto da empresa, os membros do conselho e executivos têm a responsabilidade fiduciária de garantir que a empresa implemente estratégias de negócios lucrativas”, diz. “Caso contrário, poderão enfrentar responsabilidades legais pessoais. Essa consideração deve reduzir o risco de fortes impactos negativos sobre a Petrobras advindos de decisões não técnicas da empresa.”

Produção crescente

A Fitch prevê também que a produção da Petrobras atingirá 2,9 milhões de barris de óleo equivalente por dia até 2025, em comparação com 2,7 milhões, em 2022. A expectativa é que a petrolífera continue relatando fluxo de caixa positivo ao longo do horizonte de classificação, enquanto investe para repor as reservas e aumentar a produção. A agência considera que a Petrobras é a produtora de menor custo da região.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?