metropoles.com

Fim do impasse: Câmara dos EUA aprova suspensão do teto da dívida

O projeto foi aprovado com 314 votos favoráveis e 117 contrários, após acordo entre presidente dos EUA e lideranças do Partido Republicano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alex Wong/Getty Images
Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fala sobre a Ucrânia à imprensa - Metrópoles
1 de 1 Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fala sobre a Ucrânia à imprensa - Metrópoles - Foto: Alex Wong/Getty Images

Depois de semanas de intensas negociações que envolveram diretamente o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a Câmara dos Representantes aprovou, na noite de quarta-feira (31/5), o projeto de lei que suspende o teto da dívida do governo americano (de US$ 31,4 trilhões) por 2 anos.

O projeto foi aprovado com 314 votos favoráveis e 117 contrários, após um acordo entre Biden e lideranças do Partido Republicano, de oposição. O texto, que agora segue para o Senado, foi rejeitado por 71 deputados republicanos e 46 democratas.

Na Câmara dos EUA, os republicanos têm maioria, com 222 deputados ante 213 democratas. O acordo com Biden foi costurado pelo presidente da Casa, Kevin McCarthy, do Partido Republicano.

“Esse acordo é uma boa notícia para o povo americano e para a economia do nosso país”, comemorou Biden depois do fim da votação, em nota divulgada pela Casa Branca. “Peço ao Senado que aprove o projeto o mais rápido possível para que eu possa sancioná-lo.”

A lei aprovada, que evita um calote do governo, suspende, temporariamente, o teto da dívida até o dia 1º de janeiro de 2025. Os EUA terão eleições presidenciais em novembro de 2024 e Biden será candidato ao segundo mandato.

O acordo também limita gastos do governo pelos próximos 2 anos e acelera o processo de licenciamento de projetos de energia, além de expandir os requisitos de trabalho para programas de ajuda alimentar.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?