metropoles.com

“Ficam tentando politizar o Banco Central”, diz Campos Neto

Em almoço com empresários, presidente do BC diz que autoridade monetária muitas vezes é alvo de “narrativas que não são verdadeiras”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcelo Camargo/Agência Brasil
roberto-campos-neto-agencia-brasil
1 de 1 roberto-campos-neto-agencia-brasil - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Alvo de críticas de Luiz Inácio Lula de Silva e de integrantes do governo e do PT por causa da taxa de juros, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, criticou nesta quarta-feira (5/4) o que chamou de tentativa de “politização” da autoridade monetária.

Segundo Campos Neto, o BC toma suas decisões sobre política monetária de forma técnica e não se envolve em questões políticas.

“O BC é um órgão técnico. A gente fica muito preocupado quando ficam tentando politizar o BC, às vezes com narrativas que não são verdadeiras”, criticou, durante um almoço com empresários do grupo Esfera Brasil. “Esse BC fez a maior subida de juros em um ano de eleição na história do Brasil e do mundo emergente. Um BC que fosse politizado subiria os juros? É óbvio que não.”

Segundo Campos Neto, “o problema dos juros é um problema de todos nós: do BC, do governo, das pessoas, e temos que trabalhar juntos para resolver”. “Temos que dar explicações e não ficar apontando o dedo”, afirmou o presidente do BC.

“Não estou dizendo que a taxa de juros real não é alta. É alta e precisamos trabalhar para baixar”, prosseguiu Campos Neto. “Vamos trabalhar para fazer com que a inflação vá para a meta com o mínimo de custo possível para a população.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?