FGV: confiança do setor de serviços é a maior desde outubro de 2022
Índice de Confiança de Serviços (ICS), calculado pela Fundação Getulio Vargas, subiu 1,4 ponto em julho, para 98 pontos
atualizado
Compartilhar notícia
O Índice de Confiança de Serviços (ICS) avançou em julho deste ano e atingiu o maior patamar em nove meses, desde outubro de 2022. É o que mostra um levantamento divulgado nesta sexta-feira (28/7) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre).
Segundo a pesquisa, a confiança do setor de serviços subiu 1,4 ponto neste mês, para 98 pontos. Foi o quinto mês consecutivo de alta do indicador, que acumula ganhos de 8,9 pontos no período.
Em médias móveis trimestrais, a confiança dos serviços aumentou 1,9 ponto.
Em julho, o Índice de Situação Atual (ISA-S) subiu 0,2 ponto, para 99,5 pontos, também o maior nível desde outubro de 2022. Já o Índice das Expectativas (IE-S) avançou 2,6 pontos, para 96,6.
“A evolução dos últimos meses sugere que o pior momento do setor teria ficado para trás, mas ainda é preciso cautela, levando em consideração o patamar do índice, ainda inferior ao registrado ao final de 2022”, afirma Rodolpho Tobler, economista do FGV/Ibre.
Para Tobler, o ambiente econômico mais favorável, com queda da inflação, expectativa por redução da taxa de juros e aumento da confiança dos consumidores, contribuem para o resultado.