FGV: confiança da indústria aumenta, mas cenário ainda é “desafiador”
Índice de Confiança da Indústria (ICI), medido pela Fundação Getulio Vargas, teve alta de 1,1 ponto em junho deste ano, para 94 pontos
atualizado
Compartilhar notícia
O Índice de Confiança da Indústria (ICI), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), voltou a registrar crescimento em junho deste ano, após uma queda em maio, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (28/6).
A alta, neste mês, foi de 1,1 ponto, ante recuo de 1,6 ponto no mês anterior. Com o resultado, o indicador alcançou os 94 pontos.
Ainda segundo o levantamento da FGV, o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) avançou 0,3 ponto porcentual, para 80,4%.
O Índice de Situação Atual (ISA) e o Índice de Expectativas (IE) subiram 0,6 ponto e 1,6 ponto, para 92,4 pontos e 95,6 pontos, respectivamente. A pesquisa mostra que houve aumento da confiança em 13 dos 19 segmentos pesquisados.
“A melhora nos índices foi influenciada não apenas pela ligeira melhora da situação atual, mas também pelas perspectivas menos negativas em relação aos próximos meses”, afirma Stéfano Pacini, economista do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da FGV.
Entretanto, diz Pacini, o cenário ainda é “desafiador” para o setor industrial no país.
“Com taxa de juros elevada e aumento do endividamento, ainda há um ambiente de incerteza nos empresários em relação a um segundo semestre difícil, mas com alguma melhora da demanda”, avalia.