Fed está preparado para subir mais os juros se for preciso, diz Powell
“Devemos agir de maneira mais cuidadosa nas próximas decisões”, disse o presidente do Fed, Jerome Powell, sobre a taxa de juros dos EUA
atualizado
Compartilhar notícia
Em um discurso que era muito aguardado pelo mercado financeiro global, o presidente do Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos Estados Unidos), Jerome Powell, afirmou que a autoridade monetária está preparada para subir ainda mais a taxa de juros caso isso se faça necessário para derrubar a inflação.
A elevação dos juros é o principal instrumento dos bancos centrais para conter a inflação. Na última reunião do Comitê de Política Monetária do Fed, a taxa de juros foi elevada em 0,25 ponto percentual, para um intervalo entre 5,25% a 5,5% ao ano – a maior em 22 anos.
“Evidências adicionais de um crescimento persistentemente acima da tendência poderão colocar em risco novos progressos na inflação e justificar um maior aperto da política monetária. Devemos agir de maneira mais cuidadosa nas próximas decisões”, disse Powell, nesta sexta-feira (25/8).
O presidente do Fed participa do Simpósio de Jackson Hole, que reúne os presidentes de alguns dos principais bancos centrais do mundo.
Jackson Hole é o evento anual promovido pelo Federal Reserve de Kansas City. Neste ano, em sua 46ª edição, o simpósio, que começou na quinta-feira (24/8), vai até sábado (26/8).
Ainda segundo Powell, apesar de a inflação americana ter recuado nos últimos meses, ela ainda segue alta e fora da meta de 2% ao ano estipulada pelo Fed.
“Estamos preparados para aumentar ainda mais as taxas, se for apropriado, e pretendemos manter a política num nível restritivo até estarmos confiantes de que a inflação está descendo de forma sustentável em direção ao nosso objetivo”, afirmou.
Assista ao pronunciamento do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell (em inglês):