Fed deve fazer 3 cortes de 0,25 ponto percentual em 2024, diz diretor
Na última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc), em dezembro, a taxa de juros foi mantida na faixa entre 5,25% e 5,5% ao ano
atualizado
Compartilhar notícia
O Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos Estados Unidos) deve fazer três cortes de 0,25 ponto percentual na taxa básica de juros durante este ano, totalizando 0,75 ponto percentual de redução em 2024. A afirmação é de Christopher Waller, um dos diretores da autoridade monetária.
Nesta terça-feira (16/1), ao participar de um evento promovido pela Brookings Institution, o dirigente do Fed afirmou que a inflação nos EUA dá sinais de estar retornando à meta de 2%, com o equilíbrio do mercado de trabalho no país. Entretanto, é preciso ter cautela, apontou.
“Ainda precisamos de mais dados para ter certeza sobre uma queda sustentada da inflação, que não tenha repiques ou resistência excessiva”, afirmou Waller.
Ainda segundo o diretor do Fed, o ciclo de queda de juros deve começar a partir do momento em que a autoridade monetária americana reunir dados suficientes que assegurem a redução consistente da inflação. “Não há motivo para sermos apressados”, disse Waller.
Atualmente, a taxa básica de juros da economia americana está no maior patamar em mais de duas décadas. Na última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc), em dezembro, a taxa foi mantida na faixa entre 5,25% e 5,5% ao ano. Foi a terceira reunião seguida na qual os juros não mudaram.
No comunicado que acompanhou a última decisão do Fed, o BC dos EUA já indicava que os juros poderiam cair 0,75 ponto percentual em 2024. Analistas do mercado projetam que a autoridade monetária deve começar a baixar os juros ainda no primeiro trimestre deste ano.