metropoles.com

Febraban: marco fiscal é “fundamental” para crescimento sustentável

O presidente da Febraban também destacou a atuação conjunta entre Câmara e Senado e fez elogios ao trabalho do Ministério da Fazenda

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Geraldo Magela/Agência Senado
isaac-sidney-febraban
1 de 1 isaac-sidney-febraban - Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A aprovação do novo marco fiscal pela Câmara dos Deputados, na noite de terça-feira (22/8), foi bem recebida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

O presidente da instituição, Isaac Sidney, classificou o projeto, que agora irá à sanção presidencial, como “fundamental” para o crescimento da economia brasileira.

“O cenário desafiador para o equilíbrio orçamentário reclama do país um novo marco fiscal como um passo fundamental para que a economia brasileira possa ter crescimento sustentável, ao buscar um horizonte de estabilidade da dívida e definir regras mais rigorosas para a gestão das finanças públicas, que se mostrem mais críveis em sua execução”, afirmou Sidney, em nota.

O presidente da Febraban também destacou a atuação conjunta entre Câmara e Senado e fez elogios ao trabalho do Ministério da Fazenda na articulação política.

Aprovação na Câmara

Com placar de 379 votos favoráveis e 64 contrários, os deputados aprovaram a exclusão do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e o Fundo Constitucional do Distrito Federal do limite fiscal, como alterado pelo Senado.

As demais alterações feitas pelos senadores foram rejeitadas. Entre elas, está a retirada de um trecho que antecipava a possibilidade de crédito adicional na Lei Orçamentária Anual (LOA), por considerar que a inflação real fosse maior que o cálculo da correção do limite de gastos.

O trecho havia sido incluído pelo relator do projeto no Senado, Omar Aziz (PSD-AM), mas foi derrubado pelo relator na Câmara, Cláudio Cajado (PP-BA).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?