metropoles.com

Febraban: Brasil “acertou a mão na economia” e está na “direção certa”

Presidente da Febraban, Isaac Sidcney, elogia o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, e o Congresso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
isaac-sidney
1 de 1 isaac-sidney - Foto: Reprodução

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) comemorou a aprovação da reforma tributária pelo Congresso Nacional e a elevação da nota de crédito do Brasil pela S&P Global, uma das três principais agências de classificação de risco do mundo.

Em nota assinada pelo presidente da entidade, Isaac Sidney, a Febraban afirma que o país “acertou a mão na economia” em 2023 e está no caminho certo.

“O Brasil acertou a mão na economia neste ano, o que foi reconhecido pela S&P, pela Fitch e pela Moody’s, em um justo prêmio pelo desempenho econômico e uma clara indicação de que estamos na direção certa”, diz o presidente da Febraban.

“Isso é fruto de um trabalho sério e focado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e do Congresso Nacional, que demonstram compromisso do país com as reformas e com uma abordagem pragmática na condução da política econômica e monetária”, elogiou Sidney.

Na terça-feira (19/12), a S&P subiu a nota de crédito do Brasil (o chamado “rating”) de “BB-” para “BB”, com perspectiva estável. A nota do país segue em território especulativo e está dois degraus abaixo do chamado grau de investimento.

A decisão é um termômetro importante para o mercado porque indica que a agência de classificação vê o Brasil com maior capacidade de honrar seus compromissos financeiros.

“Agora, temos de seguir firmes na retomada do grau de investimento, que está dois níveis acima da nossa nota, e para tanto precisaremos olhar, ainda com mais atenção, para o nosso quadro fiscal, em especial para o controle dos gastos”, prossegue a federação de bancos.

Reformas

No texto, o presidente da Febraban destacou, ainda, a aprovação da reforma tributária e a importância de o Congresso se debruçar, a partir de agora, sobre a reforma administrativa.

“Além dos indicadores econômicos e monetários favoráveis, tivemos a aprovação da reforma tributária, que, apesar do seu longo prazo de implementação, é uma reforma estrutural que mexe com as perspectivas e permitirá ganhos significativos de eficiência e produtividade para a nossa economia”, prossegue a federação de bancos.

“Nesse contexto, reforçamos nosso apoio à reforma administrativa, que deveria ser a nova prioridade do governo em sua agenda de reformas. A reforma administrativa do Estado vai nos permitir consolidar, ao mesmo tempo, o equilíbrio fiscal e o atendimento às nossas prioridades na área social”, diz a Febraban.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?