Febraban alerta para novo golpe do falso empréstimo
De acordo com entidade que reúne bancos, bandidos oferecem crédito em condições vantajosas e cobram taxas e impostos para “liberar” dinheiro
atualizado
Compartilhar notícia
Há um novo golpe na praça. Nele, organizações criminosas passam-se por instituições financeiras e oferecem crédito com condições vantajosas ao consumidor. Na maioria dos casos, prometem a liberação de dinheiro mesmo para pessoas negativadas, ou seja, inadimplentes no mercado. Tudo mentira, claro. O alerta foi feito nesta terça-feira (23/5) pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
De acordo com a entidade, as vítimas são direcionadas para um site fraudulento no qual preenchem um cadastro. Em seguida, os bandidos entram em contato e solicitam a assinatura em um contrato. Para que o crédito seja liberado, os golpistas pedem o pagamento de taxas e impostos.
“Não existe nenhum empréstimo em que a pessoa tenha que fazer qualquer tipo de pagamento antecipado, seja de impostos, de preenchimento de cadastro ou de supostos adiantamentos de parcelas. Esse tipo de abordagem é golpe. Em todas as operações de crédito regulares, o cliente recebe o dinheiro e não tem de pagar nada para isso”, alerta Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.
Volpini ressalta que o cliente sempre deve desconfiar de sites na internet que ofereçam crédito com condições especiais. A Febraban acrescenta que a entidade não faz qualquer tipo de cobrança, emite comunicado sobre recolhimento de impostos, informe sobre pagamento de parcelas de empréstimos e nem tampouco oferece empréstimos. Ela é uma associação civil sem fins lucrativos que reúne os bancos do país.