metropoles.com

Febraban admite fim do rotativo do cartão de crédito

O presidente do Banco Central, Roberto Campos, também afirmou que o debate para a extinção do modelo de financiamento está encaminhado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pixabay
imagem colorida de máquina de cartão de crédito comerciantes teto - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida de máquina de cartão de crédito comerciantes teto - Metrópoles - Foto: Pixabay

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) admitiu, em nota divulgada nesta quinta-feira (10/8), o fim do rotativo do cartão de crédito, que tem juro anual acima de 430%. No texto, a entidade defendeu uma “diluição de riscos” entre elos da cadeia de cartão. Para a instituição, hoje, eles se concentram nos bancos emissores, que suportam um elevado custo da inadimplência.

“Defendemos que deve ser mantido o cartão de crédito como relevante instrumento para o consumo. Da mesma forma, deve haver o reequilíbrio da grande distorção que só o Brasil tem, com 75% das compras feitas com parcelado sem juros”, disse a Febraban.

A entidade afirmou ainda que busca uma “solução construtiva que passe por uma transição sem rupturas”. Acrescentou que ela pode “incluir o fim do crédito rotativo e um redesenho das compras parceladas no cartão”.

De acordo com a Febraban, as conversas com o Ministério da Fazenda, o Banco Central (BC) e o varejo sobre o tema estão em curso, mas não há prazo para sua conclusão. “As discussões estão evoluindo para que se alcance a convergência que, ao mesmo tempo, beneficie os consumidores e garanta a viabilidade do produto”.

No início da tarde, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse, ao participar de uma sessão especial do Senado, que o debate sobre a possível extinção do rotativo do cartão de crédito está “encaminhado”.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?