metropoles.com

Família Safra anuncia fim de disputa por herança de banqueiro

Litígio bilionário opunha Vicky, viúva de Joseph Safra e a 2ª pessoa mais rica do país, e dois filhos contra quarto filho do casal, Alberto

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
imagem colorida símbolo do Banco Safra em frente ao prédio da instituição na Avenida Paulista, em São Paulo - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida símbolo do Banco Safra em frente ao prédio da instituição na Avenida Paulista, em São Paulo - Metrópoles - Foto: Reprodução

Os Safra anunciaram nesta sexta-feira (19/7) a solução amigável para as disputas judiciais em torno da herança da família. O litígio tinha como alvo a herança do banqueiro Joseph Safra. Ele era encabeçado por Alberto contra sua mãe Vicky, viúva de Joseph, e dois irmãos, Jacob e David. 

Em nota, a família informou que, “nos termos do acordo, Alberto se desinvestirá de seus interesses no Grupo J. Safra e perseguirá seus interesses empresariais através da ASA”. O texto acrescenta ainda que Joseph Safra foi considerado “competente para dispor de sua herança” (veja abaixo os motivos da disputa).

O comunicado traz uma declaração de Alberto: “Estou feliz por deixar esse assunto para trás. Após esclarecimentos, entendi que não houve irregularidades, e que o patrimônio do Sr. José [Joseph] foi devidamente distribuído de acordo com seus desejos.”

As partes, segue a nota, também concordaram em encerrar todos os processos judiciais e arbitrais pendentes em todas as jurisdições. Os termos financeiros e outras condições do acordo não foram divulgados.

Declaração conjunta

O texto acrescenta que, “em uma declaração conjunta”, “Vicky Safra [mãe de Alberto] e todos os seus filhos disseram: ‘Estamos satisfeitos em deixar esse assunto para trás e reafirmar nossos laços familiares. A resolução que alcançamos nos permitirá perseguir nossos respectivos interesses empresariais de maneiras que ajudem a garantir que o sucesso de cada membro da nossa família seja motivo de satisfação compartilhada’”. 

Diluição da fortuna

Alberto foi deserdado um ano antes da morte do pai, Joseph, aos 82 anos, em São Paulo, em 10 de dezembro de 2020. Ele acusava os parentes de diluir propositalmente – de 28% para 13,5% – sua participação em uma holding do Safra National Bank em Nova York.

Para Alberto, as mudanças no testamento do pai feitas em 2019, com as quais ele teria perdido direitos, foram feitas em um momento em que Joseph, que sofria de mal de Parkinson, não estava em condições de realizá-las. Seus oponentes, no entanto, alegavam que Alberto deixou o Banco Safra depois de receber uma doação do pai como antecipação de parte de sua herança e abriu um negócio concorrente. 

Litígio em Nova York

Em fevereiro de 2023, Alberto entrou com um processo contra a mãe, Vicky, e dois irmãos, Jacob e David, em uma nova disputa pela herança do pai. A ação foi movida na Justiça do Estado de Nova York, nos Estados Unidos.

A fortuna da família Safra é estimada em US$ 16 bilhões. De acordo com o ranking da Forbes, a mulher de Joseph, Vicky Safra, possui US$ 20,6 bilhões. Ela é a segunda pessoa mais rica no Brasil, atrás apenas de Eduardo Saverin, cofundador do Facebook. Vicky ocupa a 94ª posição entre os bilionários globais. O casal teve quatro filhos: David, Esther, Jacob e Alberto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?