Expectativa por juro menor faz bolsas dos EUA subirem
Investidores repercutem dados de inflação e apostam em desaceleração dos juros nos EUA; Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq avançam
atualizado
Compartilhar notícia
Os principais índices do mercado americano registram alta nesta terça-feira (14/3), com os investidores apostando agora em uma desaceleração dos juros nos Estados Unidos, em meio à crise que afetou bancos do país e diante dos novos dados de inflação.
Por volta do meio-dia (pelo horário de Brasília), o índice Dow Jones avançava 1,3%, aos 32,2 mil pontos.
O S&P 500, por sua vez, subia 1,86%, aos 3,9 mil pontos, enquanto o Nasdaq tinha alta de 2%, aos 11,4 mil pontos.
O colapso de bancos como o Silicon Valley Bank (SVB), que entrou em falência, e o Signature Bank, fechado por autoridades dos órgãos reguladores de Nova York, levou a um rearranjo das expectativas do mercado sobre a taxa de juros.
Até a semana passada, o mercado apostava que o Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos EUA) elevaria a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual ou em 0,5 ponto percentual na reunião marcada para o dia 22 de março. Agora, há quem projete até a manutenção dos juros no patamar atual, de 4,5% a 4,75% ao ano.
Essa percepção foi reforçada após a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês), que ficou em 0,4% em fevereiro, de acordo com dados do Departamento do Trabalho dos EUA. No acumulado de 12 meses, a inflação para o consumidor foi de 6%.
O resultado veio dentro das projeções do mercado e significou uma leve desaceleração em relação a janeiro, quando o índice foi de 0,5%.
No Brasil, o dólar opera em queda nesta terça e a Bolsa sobe.