EUA supera projeções e cria 339 mil empregos em maio
A média das projeções dos analistas apontava para a criação de 190 mil empregos nos EUA no mês passado; desemprego ficou em 3,7%
atualizado
Compartilhar notícia
Em um resultado que superou as expectativas do mercado, os Estados Unidos registraram a criação de 339 mil vagas de trabalho fora do setor agrícola em maio. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (2/6) pelo Departamento do Trabalho do governo americano.
A média das projeções dos analistas apontava para a criação de 190 mil empregos no mês passado.
Ainda segundo o Departamento do Trabalho, o índice de desemprego nos EUA ficou em 3,7% em maio, ligeiramente acima da estimativa de 3,5%. No mês anterior, o indicador ficou em 3,4%.
O total de desempregados no país somou 6,1 milhões em maio, um aumento de 440 mil pessoas.
“Mais pessoas foram empregadas, bem mais do que o esperado, mas o custo da mão de obra ainda não subiu. Isso pode evitar que as coisas fiquem mais caras”, analisa Felipe Pontes, da L4 Capital. “Com os salários médios mensal e anual em linha com as expectativas, o equilíbrio entre emprego e salários pode moderar as pressões inflacionárias.”
Logo depois da divulgação dos dados, os contratos futuros nas bolsas americanas registravam alta: 0,45% na Nasdaq, 0,57% na S&P e 0,6% em Dow Jones.