metropoles.com

EUA: pedidos de auxílio-desemprego vão a 220 mil, abaixo do esperado

A força do mercado de trabalho nos EUA é um dos componentes considerados pelo Federal Reserve (BC americano) para definir taxa de juros

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
estados-unidos-bandeira
1 de 1 estados-unidos-bandeira - Foto: Getty Images

Os novos pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos subiram de 217 mil para 220 mil, na semana encerrada no dia 9 de setembro. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (14/9) pelo Departamento do Trabalho do governo americano.

O resultado veio abaixo das estimativas dos analistas. Segundo o consenso Refinitiv, que reúne as principais projeções do mercado, os pedidos de auxílio-desemprego ficariam em 225 mil no período.

A média móvel trimestral de solicitações foi de 224,5 mil na semana, o que significa uma queda de 5 mil em relação à semana anterior.

Impacto sobre o Federal Reserve

A força do mercado de trabalho nos EUA é um dos componentes considerados pelo Federal Reserve (Fed, o Banco Central americano) para definir a taxa de juros e esfriar a demanda na economia para combater a inflação.

Na última reunião do Comitê de Política Monetária do Fed, a taxa de juros foi elevada em 0,25 ponto percentual, para um intervalo entre 5,25% a 5,5% ao ano – a maior em 22 anos.]

Analistas torcem por uma desaceleração do mercado de trabalho nos EUA. Com isso, há a expectativa de que o Fed alivie um pouco a política monetária, embora uma redução da taxa de juros seja considerada muito improvável neste momento.

Desemprego

No início de setembro, o Departamento do Trabalho informou que os EUA registraram a criação de 187 mil novas vagas de emprego fora do setor agrícola em agosto. O resultado veio acima das expectativas da maioria dos analistas.

O índice de desemprego nos EUA, por sua vez, subiu de 3,5% para 3,8% entre julho e agosto. O resultado veio acima das estimativas do mercado, que eram de 3,5%.

Investidores avaliam que o aumento do desemprego no país pode impedir o Federal Reserve de subir novamente a taxa de juros em sua próxima reunião.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?