EUA: “Longo caminho a percorrer”, diz Powell sobre queda da inflação
Segundo Jerome Powell, presidente do Banco Central dos Estados Unidos, o objetivo continua sendo levar a inflação de volta à meta de 2%
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente do Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos Estados Unidos), Jerome Powell, afirmou nesta quarta-feira (21/6), durante pronunciamento no Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Representantes, que ainda há “um longo caminho a percorrer” no combate à inflação no país.
Segundo Powell, o objetivo da autoridade monetária continua sendo levar a inflação de volta à meta de 2%.
“A inflação se moderou um pouco desde meados do ano passado”, disse Powell, citando a queda de 7%, no pico registrado em 2022, para 4%, em maio deste ano.
“Mas as pressões inflacionárias continuam altas e o processo de reduzir a inflação para 2% ainda tem um longo caminho a percorrer”, completou o presidente do Fed.
Ainda segundo Powell, apesar da decisão do Fed na última reunião de manter a taxa de juros no patamar atual – em um intervalo de 5% a 5,25% ao ano –, “quase todos” os integrantes do comitê entenderam que novos aumentos seriam “apropriados” até o fim do ano. A taxa básica de juros é o principal instrumento dos Bancos Centrais para controlar a inflação.