metropoles.com

EUA: editora de jornais acusa Google de abuso de publicidade on-line

Segundo a Gannett, domínio do Google sobre o mercado de publicidade digital afetou a potencial receita das editoras de jornais nos EUA

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mateusz Slodkowski/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
Foto colorida de tela de celular com a palavra Google ao fundo -- Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de tela de celular com a palavra Google ao fundo -- Metrópoles - Foto: Mateusz Slodkowski/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

O grupo Gannett, maior editora de jornais de circulação diária nos Estados Unidos, entrou com um processo contra o Google, acusando a big tech de descumprir a legislação federal antitruste e abusar de seu monopólio para comprar e vender anúncios de publicidade on-line.

A ação contra o Google e sua controladora, a Alphabet, foi aberta na Justiça de Nova York. Segundo a Gannett, o domínio do Google sobre o mercado de publicidade digital afetou de forma significativa a potencial receita das editoras de jornais.

De acordo com a Gannett, as editoras registraram uma queda de cerca de 70% na receita de publicidade desde 2009, o que levou, inclusive, ao fechamento de diversos jornais. Hoje, o mercado publicitário on-line movimenta US$ 200 bilhões por ano.

A Gannett é dona do USA Today e de outros 200 jornais diários americanos. A editora informa que, desde 2019, encerrou a publicação de 170 títulos.

“O Google controla como as editoras vendem seus espaços de publicidade e as obriga a vender fatias cada vez maiores desse espaço publicitário a preços reduzidos. O resultado é uma receita dramaticamente menor para as editoras e rivais do Google, enquanto o Google desfruta de lucros monopolistas exorbitantes”, afirma a empresa.

Nos últimos meses, o Google vem sendo alvo de uma série de processos por suposto abuso de propaganda on-line. Em janeiro, o Departamento de Justiça dos EUA entrou com uma ação antitruste contra a big tech. Na semana passada, a Comissão Europeia fez o mesmo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?