EUA criam 253 mil vagas de emprego em abril, acima do esperado
Dados foram divulgados nesta sexta-feira (5/5) pelo Departamento do Trabalho do governo dos EUA; taxa de desemprego no país ficou em 3,4%
atualizado
Compartilhar notícia
Os Estados Unidos registraram a criação de 253 mil vagas de trabalho fora do setor agrícola em abril deste ano, um resultado que superou as expectativas do mercado.
Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (5/5) pelo Departamento do Trabalho do governo americano. A taxa de desemprego no país ficou em 3,4% no mês passado.
A estimativa do consenso Refinitiv era a criação de 180 mil empregos nos EUA em abril. Já a projeção para o desemprego era de 3,6%.
Segundo o relatório do governo americano, o ganho médio por hora dos funcionários fora do setor agrícola subiu 16 centavos nos EUA, o que representa uma alta de 0,5%, para US$ 33,36. Nos últimos 12 meses até abril, o ganho por hora subiu 4,4%.
No mês passado, o destaque ficou com o setor de lazer e hotelaria, que criou 31 mil empregos, impulsionado pelos serviços de alimentação e bares (25 mil vagas). Entretanto, o nível de emprego ainda está 2,4% abaixo do pré-pandemia, em fevereiro de 2020.
Os dados de emprego do Departamento do Trabalho vieram um pouco abaixo daqueles divulgados nesta semana pelo ADP Research Institute, em parceria com o Stanford Digital Economy Lab. Segundo esse estudo, foram criados 296 mil empregos no setor privado dos EUA em abril.
“Os dados indicam um aquecimento da economia americana. Mostram que a recessão não está tão próxima assim, o que é muito positivo”, avalia Rodrigo Cohen, analista de investimentos e cofundador da Escola de Investimentos. “O mercado se mantém aquecido. E o impacto no momento da divulgação é de queda do dólar e alta das bolsas do mundo.”