metropoles.com

EUA: criação de vagas no setor privado desacelera forte em setembro

No mês passado, a maior economia do mundo gerou 89 mil vagas no setor privado, um resultado muito inferior ao verificado em agosto (180 mil)

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images/Reprodução
Nova York, EUA
1 de 1 Nova York, EUA - Foto: Getty Images/Reprodução

A criação de novas vagas de trabalho no setor privado dos Estados Unidos decepcionou em setembro deste ano e veio bem abaixo do esperado, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (4/10) pelo ADP Research Institute, em parceria com o Stanford Digital Economy Lab.

No mês passado, a maior economia do mundo gerou 89 mil vagas no setor privado, um resultado muito inferior ao verificado em agosto (180 mil).

O desempenho do setor privado também ficou abaixo das expectativas dos analistas. O consenso Refinitiv, que reúne as principais projeções do mercado, estimava a criação de 153 mil vagas em setembro.

Ainda de acordo com o relatório da ADP, o salário médio no setor privado registrou um aumento médio anual de 5,9% em setembro.

Analistas temem que uma possível aceleração do mercado de trabalho nos EUA leve a um novo aperto da política monetária pelo Federal Reserve (Fed, o Banco Central americano). Nesse sentido, a desaceleração na criação de vagas no setor privado é interpretada como uma notícia que pode ser até positiva.

Semana de dados de emprego

Na terça-feira (3/10), o relatório “Job Openings and Labor Turnover Survey” (Jolts), divulgado pelo Departamento do Trabalho do governo americano, mostrou que houve uma alta de 690 mil vagas de trabalho em aberto em relação a julho, para 9,61 milhões.

O resultado ficou acima das estimativas do mercado, que eram de 8,8 milhões de vagas em aberto.

As vagas em aberto são as posições disponíveis dentro das empresas que os empregadores buscam preencher por meio de contratações. Para participar do relatório Jolts, os empregadores recebem um formulário no qual informam o número de vagas em aberto na empresa no último dia útil do mês, além do número de contratações e demissões no período.

Em tese, portanto, o aumento na quantidade de vagas em aberto indica que as empresas pretendem aumentar suas contratações.

“Payroll” vem aí

Os números mais importantes da semana serão divulgados na sexta-feira (6/10), com o relatório oficial de emprego (“payroll”) dos EUA, que reúne dados dos setores público e privado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?