Estresse bancário aproxima EUA de recessão, diz membro do Fed
Afirmação foi feita pelo presidente do Fed de Minneapolis. Para ele, é preciso monitorar uma eventual crise generalizada de crédito
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente do Federal Reserve de Minneapolis (Fed, o banco central dos EUA), Neel Kashkari, disse, neste domingo (26/3), em entrevista ao programa Face the Nation, da rede CBS, que o recente estresse no setor bancário e a subsequente possibilidade de uma crise de crédito aproximam os Estados Unidos de uma recessão.
Ainda assim, Kashkari afirmou que é preciso observar os desdobramentos do problema. “O que não está claro para nós é quanto desse estresse bancário está levando a uma crise de crédito generalizada”, destacou. “Isso é algo que estamos monitorando muito, muito de perto.”
Kashkari é um dos defensores de taxas de juros mais altas para combater a inflação americana. Na quarta-feira (22/3), o Fed elevou os juros básicos nos EUA em 0,25 ponto percentual. Ainda assim, indicou que pode reduzir o ritmo dos aumentos até que fique claro o comportamento dos empréstimos bancários, após o recente colapso do Silicon Valley Bank e do Signature Bank.