Espanha entra no clube da corrida espacial e lança 1º foguete privado
Depois de vários adiamentos, Espanha lançou com sucesso o foguete Miura 1, da PLD Space, a partir de base militar em Huelva, na Andaluzia
atualizado
Compartilhar notícia
A Espanha entrou neste sábado (7/10) no seleto clube da corrida espacial. Depois de uma série de adiamentos, o país lançou com sucesso o foguete Miura 1, da PLD Space, que agora se junta a empresas como Space X (de Elon Musk) e Blue Origin (de Jeff Bezos).
O lançamento, que foi transmitido ao vivo pelo site da companhia, aconteceu às 2h19 (horário local), a partir de uma base militar na província de Huelva, na Andaluzia.
A operação foi considerada “um sucesso” pela PLD Space. Em comunicado, a empresa afirma que alcançou todos os “objetivos primários da missão relacionados com o impulso do motor, o acompanhamento da trajetória e o comportamento do lançador”.
O foguete tem 2,5 toneladas e alcançou 46 quilômetros de altura acima do Golfo de Cádiz. A altitude é suficiente para escapar da atmosfera, mas não para entrar em órbita ao redor da Terra.
A trajetória do foguete foi concluída depois de cinco minutos de voo sobre o Oceano Atlântico. A PLD Space enviou uma equipe para recuperar o equipamento.
“Esse lançamento é o resultado de mais de 12 anos de trabalho árduo, mas é apenas o começo”, afirmou o fundador da empresa, Raúl Torres, em comunicado.
A PLD Space classificou o lançamento como “histórico” e afirmou que a Espanha “se torna o décimo país do mundo com capacidade direta ao espaço”.
O lançamento do foguete também foi celebrado pelo primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, nas redes sociais.
“O lançamento do Miura 1, o primeiro foguete 100% de tecnologia espanhola, é um marco que coloca a pesquisa, desenvolvimento e inovação da Espanha na vanguarda do transporte espacial”, escreveu o premiê espanhol.