metropoles.com

Embraer exibe protótipo de avião elétrico pela primeira vez em evento

Modelo é considerado um “laboratório voador” e será apresentado ao público, em São Paulo, nesta terça e quarta (dias 10 e 11/10)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação: Embraer
imagem colorida avião Ipanema com motor elétrico desenvolvido pela Embraer - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida avião Ipanema com motor elétrico desenvolvido pela Embraer - Metrópoles - Foto: Divulgação: Embraer

A Embraer vai expor, nesta terça-feira (10/10), pela primeira vez seu protótipo do avião elétrico, utilizado como plataforma de testes de novas tecnologias de propulsão aeronáutica. A exibição pública ocorrerá até quarta (11/10), na 30ª edição do Congresso e Mostra Internacionais de Mobilidade SAE BRASIL, no centro de eventos PRO MAGNO, na Casa Verde, em São Paulo. 

A aeronave vem executando voos experimentais desde 2021, mas nunca havia sido apresentada ao público. Ela é uma adaptação do clássico Ipanema, bastante utilizado na pulverização de lavouras. O modelo elétrico foi desenvolvido em parceria com a empresa catarinense WEG, que forneceu o motor.

O Ipanema já havia sido pioneiro na utilização de outra tecnologia. Em 2004, ele foi o primeiro avião do mundo certificado para voar tendo o etanol como combustível.

A Embraer não pretende fabricar Ipanemas elétricos. A aeronave é definida pela empresa como um instrumento de pesquisa – um “laboratório voador”.

O conhecimento acumulado em três anos de desenvolvimento do protótipo vai contribuir com projetos como o do eVTOL, o carro voador da empresa, que será totalmente elétrico.

Fabricado pela Eve, controlada pela Embraer, o eVTOL está em desenvolvimento e os primeiros modelos só devem ser entregues ao mercado em 2026. Apesar disso, ele já tem uma fila de espera de quase 3 mil unidades encomendadas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?