Em sessão volátil, Ibovespa recua e dólar sobe com PIB dos EUA e Caged
Atenções do mercado seguem voltadas aos Estados Unidos, cuja economia cresceu 2,1% no 2º trimestre. No Brasil, dados de emprego repercutem
atualizado
Compartilhar notícia
Em um início de pregão marcado por forte volatilidade, na manhã desta quarta-feira (30/8), o Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira, operava em leve baixa, com os investidores repercutindo indicadores econômicos nos Estados Unidos e no Brasil.
Depois de alternar ganhos e perdas no começo da sessão, o Ibovespa recuava 0,11% por volta das 10h45, aos 118.273,42 pontos.
Na véspera, o índice fechou com ganhos de mais de 1%, aos 118,8 mil pontos, engatando a segunda alta consecutiva. Com o resultado, o Ibovespa acumula baixa de 2,9% no mês e alta de 7,9% no ano.
PIB dos EUA e Caged
As maiores atenções do dia estão novamente voltadas aos Estados Unidos, que divulgou a segunda leitura do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre. A economia americana avançou 2,1% no período entre abril e junho deste ano.
O resultado veio abaixo das expectativas do mercado e divergiu dos números da primeira leitura, no fim de julho, que haviam apontado alta de 2,4%.
No Brasil, o destaque do dia foi a divulgação do resultado do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O país criou 142.702 empregos com carteira assinada em julho, uma queda de 36,6% em relação a julho do ano passado.
O resultado de julho veio ligeiramente acima das estimativas do mercado, que giravam em torno de 140 mil novas vagas com carteira assinada no período.
Dólar
O dólar operava em alta na manhã desta quarta. Às 11h05, a moeda americana subia 0,21% e era negociada a R$ 4,865.
No dia anterior, o dólar teve baixa de 0,45%, cotado a R$ 4,853. Com o resultado, acumula ganhos de 2,64% em agosto e perdas de 8,04% em 2023.