Em sessão esvaziada, Ibovespa sobe e dólar cai com foco em PIB e China
Em dia de feriado nos Estados Unidos e pregão com volume financeiro reduzido, Ibovespa avança e dólar recua no início da sessão
atualizado
Compartilhar notícia
Em uma sessão esvaziada, com menor volume financeiro por causa de um feriado nos Estados Unidos nesta segunda-feira (4/9), o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores do Brasil, operava em leve alta no início do pregão.
Os investidores seguem repercutindo o desempenho acima das projeções da economia brasileira no segundo trimestre deste ano, com alta de 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB). Divulgado pelo Banco Central (BC) nesta manhã, o Relatório Focus projetou que o PIB do país fechará o ano com alta de 2,56% – bem acima dos 2,31% da semana anterior.
No cenário externo, possíveis estímulos do governo da China para aquecer a economia estão no radar. Os principais índices das bolsas de valores na Ásia fecharam em alta.
Às 10h45, depois de alternar altas e baixas, o Ibovespa operava com ganhos de 0,2%, aos 118.127,19 pontos.
Na última sessão da semana passada, na sexta-feira (1º/9), o índice fechou em alta de 1,86%, 117,8 mil pontos. Com o resultado, acumula ganhos de 7,43% no ano.
Dólar
O dólar operava em baixa na primeira sessão da semana. Por volta das 10h30, a moeda americana recuava 0,48% e era negociada a R$ 4,917.
Na sexta, o dólar teve baixa de 0,2%, cotado a R$ 4,94. Com o resultado, acumula queda de 6,4% em 2023.
Além do feriado nos Estados Unidos nesta segunda, a semana deve ser esvaziada no mercado por causa do feriado no Brasil na quinta-feira (7/9), Dia da Independência.