Em semana de PIB no Brasil e nos EUA, dólar e Ibovespa operam em alta
Nesta semana, as atenções do mercado financeiro estão voltadas ao resultado do PIB brasileiro e dos Estados Unidos no segundo trimestre
atualizado
Compartilhar notícia
Em uma semana marcada pela divulgação dos dados do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e dos Estados Unidos no segundo trimestre deste ano, o Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira, e o dólar operavam em alta na manhã desta segunda-feira (28/8).
Por volta das 10h15, o Ibovespa avançava 0,34%, aos 116.230,67 pontos.
Na sexta-feira (25/8), último pregão da semana passada, o Ibovespa fechou em queda de 1,02%, aos 115,8 mil pontos. Com o resultado, acumula baixa de 5% em agosto e alta de 5,56% em 2023.
Nesta semana, as atenções do mercado financeiro estão voltadas ao resultado do PIB brasileiro no segundo trimestre. Depois de um crescimento acima do esperado entre janeiro e março (1,9%), a maioria dos analistas espera um resultado bem mais tímido entre abril e junho.
Segundo o consenso Refinitiv, que reúne as principais projeções do mercado, o PIB do Brasil deve registrar alta de 0,3% no segundo trimestre, na comparação com os três meses anteriores. Nos Estados Unidos, o PIB trimestral será divulgado na quarta-feira (30/8).
Dólar
O dólar também operava em alta nas primeiras horas da sessão desta segunda. Às 10h25, a moeda americana subia 0,39% e era negociada a R$ 4,895.
No último pregão da semana passada, o dólar caiu 0,1%, cotado a R$ 4,875. Com o resultado, acumula ganhos de 3% no mês e perdas de 7,6% no ano.