metropoles.com

Em crise, Unimed-Rio quer transferir usuários para federação estadual

Pedido foi feito à ANS e atinge pessoas que moram fora da capital fluminense. Elas passariam a ser atendidas pela Unimed Federação Rio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Adam Berry/Getty Images
imagem colorida medido planos de saúde
1 de 1 imagem colorida medido planos de saúde - Foto: Adam Berry/Getty Images

A Unimed-Rio pediu à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a transferência de usuários de planos de saúde da cooperativa, todos moradores de cidades do interior do Rio de Janeiro, para a Unimed Federação Rio, que reúne as Unimeds fluminenses. A mudança atinge pessoas físicas, além de contratos empresariais e por adesão (com, por exemplo, integrantes de uma categoria profissional).

A Unimed-Rio não informou quantos usuários seriam transferidos nessa operação. Mas o número pode chegar a cerca de 150 mil dos 720 mil beneficiários da cooperativa carioca. Em nota, a empresa disse que não haverá “qualquer alteração adicional ou prejuízo” às pessoas envolvidas no processo. A transferência foi comunicada aos cooperados nesta terça-feira (23/5).

Essa é o primeiro movimento de transferência de carteira desde que a Unimed-Rio assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), em 2016, com a ANS, o Ministério Público e a Defensoria Pública. A medida criou condições parecidas a uma recuperação judicial, para que a operadora pudesse atravessar uma grave crise financeira, garantindo assistência aos beneficiários dos planos.

Com a transferência, a cooperativa carioca perde usuários, mas tenta reduzir sua taxa de sinistralidade. Ela é uma relação entre o valor arrecadado pela operadora com mensalidades e o custo com a assistência aos beneficiários. Hoje, esse indicador ultrapassa 100%. Ou seja, provoca em prejuízo. Entre janeiro a setembro de 2022, no último balanço divulgado, a Unimed-Rio registrou um resultado negativo de R$ 1,3 bilhão.

De acordo com a ANS, a Unimed-Rio tem 180 planos ativos e 105 suspensos por reclamações de consumidores.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?