metropoles.com

Em crise, Light pede renovação antecipada de concessão no RJ

A distribuidora Light, responsável pelo fornecimento de energia no Rio, tem hoje contrato até 2026. Grupo está em recuperação judicial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Light
Imagem com funcionários da Light trabalhando. Ai fundo, logotipo da empresa em uma parede verde.
1 de 1 Imagem com funcionários da Light trabalhando. Ai fundo, logotipo da empresa em uma parede verde. - Foto: Divulgação/Light

A distribuidora Light protocolou pedido para renovar sua concessão no Rio de Janeiro, onde é hoje responsável pelo fornecimento de energia na capital e em parte do estado. A empresa vive crise financeira e o grupo dono da distribuidora está em processo de recuperação judicial.

A solicitação foi enviada ao Ministério de Minas e Energia e à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na sexta-feira (2/6), segundo comunicado divulgado ao mercado.

Os entes têm 18 meses para responder se prorrogam a concessão da Light.

A Light distribui energia para 31 cidades do estado do Rio de Janeiro atualmente.

O atual contrato da Light para fornecer energia no Rio de Janeiro vai até 2026, mas a empresa precisava decidir até este domingo (4/6) se pediria renovação da concessão. O pedido com antecipação de quase três anos faz parte das regras para a concessão.

A Light S.A, holding dona da distribuidora de mesmo nome, pediu recuperação judicial no mês passado. A dívida total da empresa é estimada em R$ 11 bilhões.

Light estuda aumentar tarifa, dizem fontes

No mercado, uma renovação antecipada da concessão é vista como positiva para a Light, pela previsibilidade em momento de crise e garantia de receita futura.

O pedido de renovação da concessão vem ainda após notícias de que a Light estuda pedir à Aneel autorização para aumentar as tarifas de energia a consumidores no Rio.

Segundo fontes ouvidas pelo jornal O Globo, a distribuidora pediria um reajuste extraordinário entre 5% e 10%. Oficialmente, a empresa não comunicou ao mercado a intenção por ora.

Um entrave no pedido à Aneel é que a Light aumentou a tarifa recentemente. Em março, a companhia aplicou reajuste de 7,4% aos consumidores.

A elevação na tarifa é vista como forma de melhorar caixa e cobrir parte do prejuízo com ligações ilegais (os chamados “gatos”). A Light atribui às ligações ilegais o motivo de parte de sua crise financeira.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?