metropoles.com

Em crise, Argentina já não é principal destino de veículos brasileiros

Nos últimos dois meses, o México tornou-se o líder das exportações do setor automotivo do Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
imagem colorida bandeiras argentina
1 de 1 imagem colorida bandeiras argentina - Foto: Reprodução

Em crise, a Argentina perdeu participação nas exportações brasileiras de veículos e já não é mais, no segmento automotivo, o principal parceiro comercial do Brasil. Nos últimos dois meses, ela foi ultrapassada pelo México nesse quesito.

A informação consta no relatório de novembro sobre o desempenho da indústria automobilística brasileira. A análise foi elaborada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), entidade que reúne os produtores tanto de automóveis, leves e pesados, como de máquinas usadas nos setores agrícola e de construção.

De acordo com a Anfavea, a queda nas exportações para a Argentina é resultado de restrições cambiais vigentes no país vizinho. No acumulado do ano, porém, os argentinos ainda lideram o ranking,  com 29% das unidades nacionais embarcadas. O país é seguido pelo México (com 18%) e pela Colômbia (16%). “Vale destacar que no ano passado a Argentina respondia por 36% das nossas exportações” até novembro, destaca a nota da Anfavea.

No acumulado até novembro, no geral, a indústria brasileira exportou 450 mil unidades de veículos, número que supera em 34,3% os embarques dos primeiros 11 meses do ano passado. “Restam apenas 10 mil unidades para atingirmos as 460 mil projetadas para o fechamento de 2022″, diz Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea. “Ou seja, superaremos com folga a previsão feita em junho.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?